Seis dramas capilares e suas soluções
Seis dramas capilares e suas soluções
Alguma coisa te incomoda no seu cabelo? Fomos falar com um hair stylist para saber quais os principais problemas que atrapalham os cachos e como resolvê-los.
Cabelo oleoso, pontas duplas, frizz excessivo… Aprenda a driblar esses e outros problemas que atingem tantos fios.
Fios quebradiços ou com pontas duplas
Depois que o fio está quebrado, não existe nenhuma maneira de consertá-lo. “A saída é cortar as pontas quebradas e fazer uma reconstrução dos fios, para evitar que o restante do cabelo quebre”, explica Edu Alves, hair stylist do Retrô Hair, em São Paulo. Quando o fio está quebradiço, ele fica com as pontas duplas, por isso é importante cortar: para que o problema não aumente. “É preciso fazer um corte bordado, que não necessariamente mexe no comprimento dos fios, mas apenas nos fios quebrados. É praticamente um peeling capilar”, completa Edu.
A alimentação também pode ser a responsável pelos fios fracos. “Proteínas, aminoácidos, vitaminas do complexo B e alguns minerais, como ferro, zinco, magnésio e cálcio, são importantes para a constituição dos fios”, explica a nutricionista Josiane Farias da Rosa, de Canoas (RS). Por isso, incremente o consumo de carnes, peixes e ovos (proteínas), grãos e cereais integrais (vitaminas do complexo B), aveia e oleaginosas (minerais) e vegetais verde-escuros (ferro e ácido fólico).
Cabelo com frizz
O frizz pode ter dois motivos: fios quebrados, com pontas duplas, ou fios que passaram por um processo de queda. O fio de cabelo tem três fases: anágena, catágena e telógena. A anágena é o processo de crescimento do fio, que pode durar, em média, de três a cinco anos. A fase catágena é quando o cabelo para de crescer. E, na telógena, o fio já caiu. Se a fase telógena é uma fase normal, já nasce outro fio na sequência, naquela mesma raiz. Quando o fio está crescendo, ele vai mostrando as suas pontas e pode aparentar ser um frizz.
Para disfarçar esse frizz, existem os tratamentos termoativados, que devem ser usados antes de escovar os cabelos, para proteger o fio. Se você precisa disfarçar o frizz, pra uma festa, por exemplo, espirre spray de cabelo na palma das mãos e passe as mãos sobre os fios rebeldes. O frizz vai grudar no restante do cabelo e disfarçar o aspecto. Pomadas e silicones também ajudam bastante. “Mas vale lembrar que essas medidas são provisórias. O problema que precisa ser tratado é a quebra ou a queda dos fios”, ressalta o hair stylist.
Cabelo sem volume
O corte adequado é o maior aliado para dar volume ao cabelo. Se for cacheado, prefira um corte que ative a ondulação. Se for liso, que leve as pontas para dentro, como os long bobs. O corte gatinho (pontas para fora) tira o volume dos cabelos. Os cortes desfiados, que distribuem o volume de forma homogênea pelo cabelo, são os ideais.
Fios ressecados e sem brilho
Processos químicos, como coloração ou alisamento, costumam causar o ressecamento. Precisamos saber se foram químicas que causaram o ressecamento, em primeiro lugar. Normalmente, o mais indicado é fazer uma nutrição com um profissional.
Cabelo oleoso
Um bom shampoo específico para couro cabeludo oleoso ajuda bastante nesse caso. “O ideal é usar o condicionador somente no meio e nas pontas”, diz Edu. Caso a oleosidade persista, é necessário procurar um médico. O excesso de oleosidade pode causar outros problemas mais graves, como a queda de cabelo ou até a mesmo a calvície.
A oleosidade pode ser causada por uma dieta rica em gorduras, açúcares e carboidratos refinados. “Evite consumir frituras, fast food, doces, chocolates e sorvetes”, recomenda Josiane.
Fios descoloridos amarelados
É preciso primeiro avaliar em que tom de amarelo o cabelo está e se ele está uniforme. “Muitas pessoas usam aqueles shampoos roxos ou cinzas para matizar o cabelo em casa. É preciso ter cuidado, pois os fios que não precisariam do produto vão ficar arroxeados ou ‘chumbados’”, alerta Edu.
Por isso, o melhor caminho para quem está com os loiros amarelados é procurar um profissional, que vai tonalizar os fios.
Illustrations Istockphoto
0 Comments