Menu & Search

Celulite e gordura localizada nunca mais!

Celulite e gordura localizada nunca mais!

Nós estamos sempre ouvindo e lendo sobre métodos e processos milagrosos que acabam com os furinhos da celulite e com aquelas gordurinhas que não saem nem quando perdemos peso. Mas o que realmente dá certo? Nós revelamos!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a celulite afeta 8 em 10 mulheres. Ela é causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que elas fiquem inchadas. A região afetada fica com ondulações e retrações, conferindo à pele o aspecto de “casca de laranja”. Isso causa alterações no tecido gorduroso sob a pele e, consequentemente, aumenta o tecido fibroso.

Os conselhos para quem emagrece e não consegue perder aquela gordura teimosa são muitos, mas a verdade é que a maioria só serve para jogar dinheiro e tempo fora. “Não existem milagres. A partir do momento em que a pessoa deixar de prestar atenção à alimentação, à prática de exercícios físicos, voltar a consumir bebida alcóolica e fumar, o problema volta”, entrega a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo.

Daí você já pode tirar quais são os inimigos mortais do corpo: má alimentação, sedentarismo e cigarro. E não é só para estar em forma, mas também para levar uma vida saudável.

Você é o que você come

Uma alimentação balanceada reflete no corpo como um todo e não poderia ser diferente com o aspecto da pele. “Em primeiro lugar, temos que nos assegurar que a absorção dos nutrientes necessários ocorra efetivamente. Portanto, é extremamente importante que o intestino esteja em pleno funcionamento. Para isso, deve-se incluir na alimentação frutas, verduras e legumes variados, além de um grande consumo de água”, explica a nutricionista Flavia Dichelli, da Clínica Slim Santé, em São Paulo. Além do básico, ela conta que alguns alimentos são ótimos aliados na batalha contra a gordura localizada e a celulite:

Frutas vermelhas são antioxidantes e deliciosas.

Frutas vermelhas: morango, framboesa, amora, cranberry, mirtilo, goji berry e açaí são antioxidantes e eliminam os radicais livres, que danificam os tecidos.

Chá verde com gengibre: desintoxica, acelera o metabolismo e tem ação anti-inflamatória.

Açafrão (ou cúrcuma): altamente antioxidante, estimula a circulação e ajuda a diminuir o inchaço.

Alcachofra, hibisco, salsinha, cavalinha e centella asiática: possuem ação diurética, eliminando líquidos e toxinas.

Vegetais verdes escuros: fontes de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo. Além de serem fontes de ferro e proteínas.

Azeite, abacate e oleaginosas: são gorduras boas anti-inflamatórios. Só não podem ser consumidos em grande quantidade, por serem calóricos.

Limão: alimentos ricos em vitamina C protegem os vasos sanguíneos, ajudando na circulação. Use limão em jejum ou como tempero. 

Os coringas do seu Batman

Infelizmente não basta inserir esses alimentos na dieta para se ver livre da celulite. Alguns ingredientes sabotam o seu objetivo e devem ser evitados a todo custo. O açúcar é o inimigo número 1. “Em excesso, ele não será transformado em energia pelo organismo e vai ficar armazenado em forma de gordura. Nas mulheres, essa reserva de gordura tende a ficar acumulada na pele, gerando inflamações que favorecem a celulite”, ensina Flavia. Outros que desencadeiam processos inflamatórios e prejudicam a circulação sanguínea são gorduras saturadas, bebidas com gás, cafeína, sódio, carboidratos refinados e álcool.

Tratamentos

Com expectativas realistas, os equipamentos de consultório podem ser aliados no combate à gordura. “Não existe cura da celulite, mas existe a melhora visível. Todos os tratamentos focam em melhorar o aspecto da pele”, diz a dra. Carla. Ela indica a aplicação da radiofrequência e do ultrassom, que associados estimulam o colágeno, diminuindo as traves fibrosas que deixam a pele cheia de furinhos. “O procedimento não é invasivo e é indicado para todos os graus de celulite, especialmente para aqueles em que também há flacidez”, completa.

Sobre homecare, a dermato diz que alguns cremes podem dar uma forcinha extra. Os mais indicados contêm thiomucase, nano lipoxyn e nanovetor de cafeína. Aplique depois do banho com massagem em movimentos circulares.

Vitrine

Creme Firmador Anticelulite Body Lift, Clarins. Possui Baccharis, que impede que o tecido adiposo expanda, e Pycnogenol, um antioxidante que protege as fibras de colágeno.

Bye Bye Celulite, Nivea. Contém uma combinação de extrato natural de lótus e L-Carnitina, reduzindo os sinais da celulite sem a necessidade de massagear a pele.

Sugar Scrub, Lush. Esfolia suavemente com açúcar e estimula a circulação com funcho e gengibre.

Cellu Destok Overnight Creme, Vichy. Com cafeína pura, ele alisa a pele, reduz a celulite e afina a silhueta.

 

Photography Istockphoto and DA

0 Comments