Qual é o problema de fazer sacrifícios para se sentir bonita?
Qual é o problema de fazer sacrifícios para se sentir bonita?
Não vou te falar que é fácil manter a minha rotina de exercícios e dieta, mas me olhar no espelho e gostar do que vejo me faz mais feliz!
Minha dieta é bastante restritiva: não como nada de farináceos, açúcar, laticínios, carne vermelha… Não bebo álcool, bebo três litros de água por dia religiosamente. Todos os dias como uma panqueca de ovos – não porque eu sou apaixonada por ovos, mas porque esse é o melhor momento pra ingerir proteínas. Faço musculação há anos quase todos os dias, apesar de achar um tédio levantar peso, fazer agachamento, passada, leg press, puxada, bíceps… Eu preferia dançar.
Toda essa alimentação bem planejada e exercícios físicos maçantes são por dois motivos: primeiro porque sou preocupada com a saúde e segundo porque eu gosto de me olhar no espelho e me sentir bem com meu corpo. E pra mim, me sentir bem é não estar magra demais e nem com gorduras. Não adoro o caminho, mas amo o resultado e é isso que me move.
Tenho uma grande tendência a perder músculo, então se eu não comer direito e só fizer dança, por exemplo, vou ficar mais magra do que eu gostaria. E já fui mais magra, já fui mais cheinha. Hoje me conheço o suficiente pra saber como quero estar.
Não estou dizendo que todo mundo tem que se sacrificar pelo corpo, mas não gostaria de sentir o preconceito de algumas pessoas, como se a minha vaidade me tornasse superficial. Não estamos constantemente fazendo sacrifícios na vida? Às vezes por amor, muitas vezes pelo trabalho, pela família… Estamos sempre abrindo mão de alguma coisa pra alcançar outra. Esse meu sacrifício, pelo menos, deixa minha saúde em dia e me prepara pra envelhecer bem.
Sim, eu sou essa pessoa que faz sacrifícios para se sentir bonita. E daí? Não condeno quem prefira não ser assim, mas gostaria de não sentir olhares tortos por fazer essa escolha de vida. Eu tenho meus limites, claro, mas cada um tem o seu e não deveria ter que ficar se justificando pra quem pensa diferente. Meus limites são o respeito pelos meus valores e pelo meu bem-estar mental. E você? Quais sacrifícios você faz?
Illustration Istockphoto, Animation ManOnFactory
0 Comments