OS EFEITOS DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL NA NOSSA BELEZA
OS EFEITOS DA PÍLULA ANTICONCEPCIONAL NA NOSSA BELEZA
Conversamos com especialistas para entender como a pílula anticoncepcional tem impacto sobre a pele, o corpo e o cabelo.
Usada principalmente para prevenir a gravidez, a pílula anticoncepcional trouxe mais independência para a mulher escolher ter ou não filhos, além de regular ciclos bagunçados e diminuir incômodos pré-menstruais e menstruais, como cólicas, enxaquecas e TPM. Muitas até decidem interromper a menstruação com a ajuda dela.
Além das funções e dos efeitos colaterais para a saúde, muitas mulheres notam diferenças estéticas durante o uso do remédio, como controle ou aumento da acne, inchaços no corpo, ressecamento da pele e mudança na textura do cabelo.
Por isso, apesar de seus benefícios, é necessário cautela na hora de escolher uma pílula. “O anticoncepcional é um medicamento e, como todo medicamento, tem suas indicações e contra-indicações. A maioria da população pode utilizá-los, mas deve ser sempre com indicação médica”, explica a dermatologista e ginecologista Aline Alencar de Andrade, de Goiânia.
HORMÔNIOS E EFEITOS
Há dois tipos de pílulas: as compostas por estrogênio e progesterona e as que contêm apenas a progesterona. “Os dois são os principais hormônios produzidos pelo ovário. As pílulas compostas oferecem geralmente o mesmo tipo de estrogênio – o estradiol – mas existem uma série de tipos de progesterona. E é essa variação que muda seus efeitos colaterais estéticos”, ensina a ginecologista Maria Rita Mesquita, professora da UNIFESP.
Conheça os principais tipos de progesterona das pílulas anticoncepcionais e seus efeitos na beleza:
LEVONORGESTREL: possui um efeito androgênico (de características masculinas) alto. “Esse efeito acentua características masculinas boas, como aumento de libido, e outras nem tanto, como aumento de pelos e oleosidade. Para quem tem problemas de acne, não é indicado”, comenta Maria Rita.
DROSPIRENONA OU GESTODENO: evitam o inchaço durante o ciclo menstrual e a distensão abdominal.
DESOGESTREL: aliada no controle de peso.
ACETATO DE CIPROTERONA: melhora a saúde da pele, dos cabelos e das unhas.
Quanto às manchas de pele, como o melasma, ainda não se sabe com certeza qual tipo de pílula pioraria ou melhoraria os sintomas. O que se sabe é que as pessoas que têm tendência ao melasma ficam mais propensas a desenvolver o problema quando têm os níveis de estrogênio no organismo aumentados e os de progesterona diminuídos.
QUAL ESCOLHER?
É imprescindível consultar o seu ginecologista de confiança antes de escolher o anticoncepcional. Só ele pode analisar o seu objetivo final, possíveis problemas prévios e até seu histórico familiar. “Mulheres com propensão a ter trombose, doenças cardiovasculares e até com problemas de pele, recebem indicações diferentes de uma adolescente que sofre com acne e oleosidade”, observa Maria Rita. “Isso deve ser feito e pensado sempre em conjunto com o seu médico de confiança, pois há determinadas pílulas que aumentam o risco de trombose ou não são indicadas para fumantes, por exemplo”.
“Quem amamenta não pode ingerir estrogênio, pois ele passa pelo leite e pode dar virilização precoce, manifestação daquelas características sexuais precoces muito cedo na criança, principalmente se for mulher”, acrescenta.
É sempre importante lembrar que não existe a pílula perfeita, mas sim a ideal para você e seu corpo. O período de adaptação é de 3 meses e, após esse tempo, ela não deve mais causar desconfortos, como cefaléia, cólicas e enjoos, nem escapes.
Photography Istockphoto, Illustration Istockphoto, Animation ManOnFactory
0 Comments