7 chás incríveis para incluir na sua rotina
7 chás incríveis para incluir na sua rotina
Equilibrar o funcionamento do organismo e combater os radicais livre são só dois dos diversos benefícios que as ervas podem trazer à sua vida.
Preciso começar fazendo um esclarecimento que acabei de aprender: nem tudo o que chamamos de chás são realmente chás. “Chá é uma planta nativa da China, a camellia sinensis. Das folhas desta planta podemos produzir os seis tipos de chá: branco, verde, amarelo, oolong (ou azul), preto e escuro (ou pós-fermentado). O resto é infusão de ervas”, explica a sommelier de chás Ana Spengler. Dito isso, como até mesmo as infusões são mais conhecidas como chás, tomamos a liberdade de usar essa generalização por aqui.
Quanto mais natural, melhor
No mercado é possível encontrar diversos tipos de chás em sachês, mas o ideal é comprar a erva em sua forma natural. Os chás especiais são vendidos em folha solta, à granel ou em embalagens específicas e são de maior qualidade, tanto em sabor e aroma quanto em nutrientes. “Os chás comerciais, vendidos em sachê, são sobras de produção do chá especial ou processados especialmente para essa finalidade”, diz Ana.
Algumas marcas já estão vendendo as ervas em sachês piramidais, que protegem a folha de quebras e facilita a extração, pois permite a expansão das folhas em contato com a água. Esse produto alia o consumo de chás especiais com a praticidade dos sachês.
Preparo
As ervas comerciais, em sachê, devem ser preparadas conforme as indicações da embalagem. As ervas in natura têm cada uma um ponto de fusão para tirar o melhor delas, mas, em geral, você pode seguir essa dica da nutricionista funcional Regina Lúcia Teixeira: “Coloque a água no fogo. Assim que ela começar a levantar bolhas, acrescente duas colheres (sopa) de chá para cada 250 ml de água. Abafe por cerca de sete minutos e coe. Coloque em uma garrafa térmica ou de vidro e consuma por até 24 horas”.
Cascas e raízes, como canela, gengibre e cravo, devem ser preparadas pelo método da decocção, que consiste em ferver a água e a planta juntos, para extrair melhor seus sabores e nutrientes.
Já folhas rugosas, como o boldo, são feitas por maceração, um método ideal para plantas que perdem seus nutrientes em altas temperaturas. Aqui, você deixa as ervas de molho em um recipiente com água fria por 10 a 24 horas, dependendo da planta. Depois desse tempo, macere a erva, coe e beba. Se preferir, amorne o líquido, mas não deixe esquentar demais.
Os benefícios do consumo dos chás não vêm de imediato. É preciso tomá-lo diariamente, mas sem exagerar na dose. No geral, 3 xícaras de um mesmo chá por dia é o máximo para não haver efeitos colaterais. Conheça alguns dos melhores chás e ervas que estão disponíveis e descubra quais são melhores para você.
Matchá
É um chá verde de alta qualidade. Ele é processado e vira um pó, por isso, depois do preparo, é consumido integralmente. Ele possui antioxidantes como a epigalocatequina, que ajuda no combate ao envelhecimento. “Também ajuda na recuperação muscular, redução dos níveis de colesterol e alívio do estresse”, enumera a nutricionista. Em excesso, pode provocar insônia, dor de cabeça, no estômago, irritação e azia.
Gengibre com hortelã
O gengibre é muito utilizado como termogênico, para aumentar a queima de gordura. Quando utilizado com hortelã, ainda possui ação diurética, ajudando a diminuir a retenção de líquidos, reduzir cólicas e dores musculares. Não é recomendado seu uso durante a gravidez e a lactação.
Moringa
Essa planta de origem tropical tem uma função incrível na natureza, de purificação da água. Então imagina o que ela pode fazer no seu organismo. “Melhora a pressão arterial, reduz o colesterol, ajuda a tratar as dores articulares, asma, anemia, fortalece o sistema imunológico e combate o envelhecimento”, destaca Regina. Isso tudo porque é uma erva rica em vitamina A, B e C e em minerais como ferro, cálcio, sódio, fósforo, magnésio e potássio.

Hibisco
Possui flavonoides, que têm ação antioxidante, além de cálcio, magnésio, fósforo e potássio, essenciais para a saúde dos ossos, contração muscular e produção de energia. Ajuda também na perda de gordura abdominal, por isso muitas pessoas usam em dietas para perder peso. Grávidas e mulheres que desejam engravidar não devem tomá-lo, pois ele pode diminuir a fertilidade se consumido em excesso. Tome no máximo três xícaras por dia, para não intoxicar o organismo, pois ele não é totalmente eliminado pelo fígado.
Chapéu de couro
Possui ação diurética e anti-inflamatória, por isso é ótimo para diminuir a retenção de líquidos e melhorar o aspecto da pele. Ajuda também no tratamento da tosse e inflamações de garganta e de faringe. Pessoas com insuficiência renal e cardíaca e com tendência a pressão baixa não devem utilizá-lo.
Cogumelo chaga
Esse fungo que mais parece uma madeira queimada é conhecido como “cogumelo da imortalidade” e “presente de Deus” pelos siberianos, “diamante da floresta” pelos japoneses e “rei das plantas” pelos chineses. Isso porque é o alimento com maior nível de antioxidantes que se tem conhecimento, além de ser muito rico em vitaminas, minerais e aminoácidos. Alguns de seus principais benefícios são: inibe a reprodução de bactérias, possui ação analgésica e anti-inflamatória e aumenta a capacidade do corpo de se adaptar ao estresse, fadiga e ansiedade.
Boldo
Esse chá é bem conhecido por quem tem problemas no estômago. Ele ajuda no funcionamento do fígado, por isso é um ótimo aliado depois de comer algo gorduroso ou consumir bebida alcóolica. Também desincha a barriga e desintoxica o organismo.
Equilibrar o funcionamento do organismo e combater os radicais livre são só dois dos diversos benefícios que as ervas podem trazer à sua vida. René Redzepi
Photography DA
0 Comments