Menu & Search

O melhor combo para ter a pele bronzeada o ano todo

O melhor combo para ter a pele bronzeada o ano todo

Encontramos a combinação perfeita pra ter a pele sempre bronzeada sem abrir mão da saúde.

Está comprovado que o sol em excesso faz mal à saúde. Todos os anos mais de 3 milhões de casos de câncer de pele aparecem no mundo.

Com o aumento da radiação UV, a tendência é que esse número só cresça Além disso, a exposição aos raios ultravioletas causa o fotoenvelhecimento. “Ele amplia o aparecimento de rugas e manchas. Por isso, recomendo que quem tem pele clara fuja do sol. Deixe a exposição apenas para dias especiais, como viagens ou tardes com amigos”, orienta o dermatologista Murilo Drummond, do Rio de Janeiro.

Isso não significa que você tem que dizer adeus de vez à pele bronzeada. Dá para ficar com o tom que você quiser, sem deixar a saúde de lado, com essa combinação sugerida. 

elisa-chanan-combo

Prepare seus próprios sucos. Cenoura é ótima fonte de caroteno e fica uma delícia com suco de laranja.

O sol que nos protege

Não dá pra dizer que existe um horário seguro para tomar sol, mas entre 10h e 16h você realmente deve ficar longe dos raios ultravioletas. Fora desse horário crítico, quem tem a pele bem clara deve ficar no máximo 5 minutos sob o sol, sem proteção, três vezes por semana. E quem tem a pele que se bronzeia fácil (e não fica vermelha) pode ficar até 15 minutos sem proteção, três vezes por semana. Esse tempo já é suficiente para garantir os níveis adequados de vitamina D no organismo e ativar a produção de melanina, pigmento que escurece a pele.

Passado esse curto tempo, se você precisar ficar sob o sol, a ordem é aplicar protetor solar com FPS de 30 pra cima e reaplicá-lo a cada hora, quando se sentir suada ou depois de entrar na água. “Ao menor sinal de ardor, saia da exposição direta”, aconselha a dermatologista Lívia Rajão, de Nova Lima (MG).

Bronzeamento no pote

Uma forma segura de manter a pele bronzeada o ano todo é investir em autobronzeadores de uso caseiro ou em cabines profissionais. “Eles funcionam e são seguros, garantindo que a pele esteja sempre impecável”, indica Lívia. A substância ativa tanto das cabines quanto dos tratamentos que você compra pra usar em casa é o DHA (dihidroxiacetona), que interage com a queratina da pele e produz uma substância acastanhada (melanoidina), promovendo o bronzeamento.

 

Se escolher fazer a aplicação em casa, siga essas instruções:

  • Faça uma leve esfoliação no corpo todo antes da aplicação.
  • Passe o creme ou spray no corpo seco, sem roupa.
  • Na hora da aplicação, proteja as mãos com luvas descartáveis, para não ficar com as palmas bronzeadas. Outra saída é esfoliar apenas as palmas das mãos depois da aplicação.
  • Espere secar totalmente o produto antes de se vestir (cerca de 30 minutos).
  • Use roupas leves por pelo menos 12 horas depois da aplicação. Qualquer peça que cause fricção – até mesmo lingerie – pode manchar.
  • Nessas 12 horas posteriores, não faça exercícios físicos, pois a transpiração em excesso pode manchar sua pele.

De dentro pra fora

O betacaroteno contido nos alimentos é convertido em vitamina A pelo organismo, que, por sua vez, ajuda a produzir melanina na pele. Por isso, inclua na sua dieta fontes desse antioxidante diariamente. “Consuma alimentos como cenoura, abóbora, laranja, mamão, acerola, manga, melão, couve, espinafre e brócolis pelo menos três vezes ao dia, sete dias antes da exposição ao sol”, ensina a nutricionista Luciana Fantoni Antunes, de Nova Lima (MG). 

Outra maneira de consumir o betacaroteno é em forma de cápsulas que ajudam a complementar a dieta, mas só devem ser tomadas com recomendação e acompanhamento de um médico ou nutricionista.

 

elisa-chanan-brozeamento-artificial
O BRONZEAMENTO ARTIFICIAL É UMA BOA OPÇÃO, MAS USE COM CAUTELA

Câmaras de bronzeamento

No Brasil, as câmaras de bronzeamento artificial são proibidas desde 2009. Mas nos Estados Unidos e na Europa elas são liberadas e muito usadas por quem quer conseguir um bronzeado rápido sem ter que ficar sob o sol. Em cerca de 10 minutos de exposição, já é possível ganhar uma cor bonita. As máquinas emitem raios ultravioleta do tipo A, conhecidos como UVA, que entram nas camadas mais profundas da pele e não provocam vermelhidão. Por isso, é preciso muita cautela. Se decidir usar em um país onde elas são permitidas, prefira sessões bem curtas e esporádicas.

 

Photography Istockphoto & DA

2 Comments

  1. Julce Mara
    1 ano ago

    A revista traz muitas dicas interessantíssimas, estou muito contente em ter nas mãos dicas preciosas para beleza, bem estar sobre outras coisas mais que amei ler. Tudo muito bem explicado é muito fácil de seguir no dia a dia de cada um. Parabéns muito sucesso e continue nos ensinando , pois sua energia já contagia , aprendi a ser mais cuidadosa com a pele depois que comecei seguir a Elisa no Instagram e agora pela revista. Beijos

    • Elisa Chanan
      1 ano ago

      Oi, Julce! Fico muito feliz em saber que você está aproveitando as nossas dicas. Obrigada pelo carinho!