Microagulhamento em casa: tudo o que você precisa saber
Microagulhamento em casa: tudo o que você precisa saber
Muita gente vem se aproveitando dos benefícios do microagulhamento caseiro. Entenda como tirar o melhor proveito da técnica.
O microagulhamento é basicamente um rolinho cheio de microagulhas que perfuram a pele, estimulando o organismo a produzir mais colágeno e a se auto regenera. A consequência é uma nova pele mais lisa e firme no lugar da antiga. A técnica já é consagrada nos consultórios dermatológicos, mas, de uns anos pra cá, vem sendo cada vez mais feita em casa.
Os principais benefícios do microagulhamento são:
– Induz a produção de colágeno e a renovação celular.
– Melhora a aparência de linhas finas e cicatrizes de acne.
– Diminui a aparência do melasma e outras manchas.
– Aumenta a penetração de cosméticos de tratamento.
Antes de falar sobre o passo a passo do microagulhamento caseiro, é importante ressaltar que ele só deve ser feito com acompanhamento médico, pois alguns problemas podem ser agravados pela técnica e vários cuidados devem ser tomados.
“O microagulhamento pode ser realizado pela própria paciente, mas funciona como um reforço do procedimento estético realizado em consultório”, explica a dermatologista Ane Maria Kunrath Simões Pires, de Porto Alegre.
Isso, claro, para as pacientes que buscam apenas um reforço na produção de colágeno e uma pele mais vitalizada.
Já para as pacientes que possuem problemas dermatológicos específicos, é necessário cautela. “Para quem tem a pele cicatrizada, acnéica, ou até melasmas, não é indicado que se faça o microagulhamento caseiro”, recomenda. “Primeiro, porque ele não será tão eficaz quanto o do consultório, já que os dispositivos caseiros possuem agulhas menores que não atingem com profundidade a derme. Segundo, que ele não terá a aplicação de nenhuma substância específica para o melhoramento desses problemas, como no consultório”.
TIPOS DE AGULHA
Antes de escolher a espessura da agulha que você vai usar em casa, pergunte para o seu médico qual é a mais adequada para as suas queixas e não apresenta tantos riscos no manejo não-profissional. É recomendável não atingir níveis muito profundos da derme, o que pode gerar cicatrizes e queimaduras graves.
De aço cirúrgico ou titânio, o importante é que você conheça bem a procedência do aparelho de microagulhamento. Não confie em modelos muito baratos e tenha em mente que mesmo esterilizando a cada uso, a vida útil do aparelho é bastante curta, pois algumas bactérias podem se instalar nas agulhas e contaminar a sua pele. Descarte o aparelho se ele começar a apresentar sinais de deterioração ou depois de no máximo 5 utilizações. Para enxergar qualquer avaria, é importante que o aparelho tenha o fundo claro.
“Esses aparelhos podem ser fontes de infecções, já que o sangue coagulado pode servir como meio de cultura para vários microrganismos que não são eliminados com limpeza habitual, mesmo com álcool”, explica a dermatologista Clarissa Borges, de São Paulo. “Isso sem falar que um roller bem utilizado perde o poder de precisão, diminuindo a chance de um resultado homogêneo e aumentando as chances de escoriações”.
O número de passadas e as áreas tratadas interfere não só nos resultados, mas também na segurança do procedimento. “O roller quando é arrastado e não deslizado sobre a pele pode gerar abrasões e até cicatrizes”, completa Clarissa.
PASSO A PASSO
Um dos maiores benefícios do microagulhamento caseiro, que não atinge camadas tão profundas da pele como o feito em consultório, é o de ajudar na penetração dos ativos. Por isso, você pode aliar o procedimento com a aplicação de ácido hialurônico e vitamina C.
VEJA UM PASSO A PASSO IDEAL
1 – Higienize a pele
2 – Esterilize o aparelho com álcool 70%
3 – Passe pomada anestésica e deixe agir pelo tempo indicado na bula.
4 – Retire a pomada e higienize a pele novamente.
5 – Aplique ácido hialurônico.
6 – Role o aparelho em todas as direções várias vezes (vertical, horizontal e nas diagonais).
7 – Higienize o rosto novamente.
8 – Aplique vitamina C.
O PÓS-PROCEDIMENTO
Seja feito no consultório ou em casa, o microagulhamento requer atenção nos dias seguintes ao procedimento. Não use ácidos ou outros produtos agressivos nas próximas 24 horas, evite o contato direto com o sol e por uma semana aplique protetor solar de FPS no mínimo 50 diariamente.
Photography and video DA
0 Comments