Comece a meditar já e entenda o poder da prática
Comece a meditar já e entenda o poder da prática
As provas de que a meditação faz bem à saúde não param de surgir. Um estudo recente diz que ela até rejuvenesce. Saiba como se entregar já à técnica!
Que meditar faz bem para a mente e o corpo já é sabido. A prática combate a depressão e a ansiedade, controla a pressão arterial, diminui a frequência cardíaca, melhora o sono e combate as dores crônicas. E um estudo recente da Universidade da Califórnia revelou que a meditação também aumenta a longevidade.
Isso porque o processo de envelhecimento acontece, dentre outras razões, quando os telômeros, que são a porção final dos cromossomos contidos no DNA, vão diminuindo após cada divisão celular que ocorre durante toda a vida. Este processo desgasta os telômeros a um ponto em que não é mais possível divisões celulares ou elas ocorrem com falhas, desencadeando doenças degenerativas. “Meditar regularmente aumenta o nível da enzima telomerase em cerca de 30%. Esta enzima protege os telômeros do desgaste, preservando-os e reduzindo o processo de envelhecimento para níveis menores”, explica o psicólogo especialista em Medicina Integrativa Roberto Debski, da Clínica Ser Integral, em Santos (SP).
Meditar também melhora o metabolismo, reduz a resistência à insulina e tem efeito geral anti-inflamatório. “Se houvesse um medicamento que ao mesmo tempo oferecesse todos estes benefícios, certamente seria um dos mais vendidos em todo o mundo”, diz Roberto.
Durante e após as práticas de meditação, acontece o relaxamento muscular e o equilíbrio emocional, como consequência da redução dos hormônios do estresse, como a adrenalina e o cortisol, aumentando os neurotransmissores do prazer e bem-estar, como as encefalinas e a serotonina.

Você precisa começar
Se você tem vontade de meditar, mas acha que tem a mente muito ativa e não consegue se imaginar tendo sucesso na prática, saiba que todo mundo tem a capacidade de meditar. O processo no começo parece difícil, mas a prática leva à perfeição.
- Separe um tempo do seu dia (todos os dias) para se dedicar à meditação. Programe-se para cumprir com esse compromisso, não importa onde você esteja.
- Comece dedicando 5 minutos e vá aumentando esse tempo aos poucos, conforme for dominando a técnica. “A partir de 20 minutos diários já é possível ter um resultado concreto, pois altera a fiação do cérebro positivamente, trazendo mais calma, menos estresse e maior força de vontade”, explica o mestre espiritual brasileiro Giridhari Das.
- Você é quem escolhe o local para meditar. O ideal é começar em um lugar calmo e quieto, onde ninguém vá te atrapalhar. Pode ser em meio à natureza ou em um cantinho da sua casa que você gosta. “Já a meditação em lugares com barulho urbano, como um parque ou praça pública, é um exercício de treinamento da concentração, foco ou ritmo da respiração”, diz o mestre espiritual.
- Defina quais são os seus objetivos com a meditação e lembre deles todos os dias antes de começar a praticar. Pode ser controlar a ansiedade, tomar uma decisão importante, diminuir o estresse… Isso vai te ajudar a manter o foco e não desistir no meio do caminho.
- Encontre uma posição confortável. Se a posição de lótus, típica da meditação, não te deixar confortável, esqueça dela. Você pode se sentar em uma cadeira, na cama ou até mesmo no chão.
- Agora vem a meditação em si: foque sua atenção em algo. Pode ser na respiração, em algum lugar do corpo, em um som ou uma imagem. Quando algum pensamento chegar, observe e deixe que ele passe como se fosse uma nuvem no céu.
- Se você não se sentir à vontade para começar a meditar sozinho, assista vídeos sobre meditação ou procure um profissional especializado na prática. Ele vai te ajudar a encontrar a melhor técnica para você.
Photography DA, Illustration Istockphoto
0 Comments