Menu & Search

DUAS RECEITAS CASEIRAS PARA RECUPERAR A PELE QUEIMADA PELO SOL

DUAS RECEITAS CASEIRAS PARA RECUPERAR A PELE QUEIMADA PELO SOL

A aloe vera e o alface são grandes aliados para promover a reparação e recuperação da pele.

Durante o verão, é preciso redobrar os cuidados com o corpo. Tomar bastante líquido e usar o indispensável filtro solar devem ser acompanhados da hidratação e a nutrição da pele. Testamos duas misturas caseiras com ingredientes naturais bem fáceis de fazer.

 

SPRAY DE ALOE VERA

A aloe vera, também conhecido como babosa, é uma planta bastante utilizada em cosméticos por conta de suas propriedades. “Ela possui ação nutritiva, anti-inflamatória e regeneradora, favorecendo até mesmo o processo de cicatrização de feridas”, conta Kathrin Schimidt, esteticista e cosmetóloga de São Paulo. Por isso, seu uso auxilia na recuperação da pele que está sensível após a exposição ao sol.

A planta pode ser encontrada em feirasmas você também pode cultivá-la em casa (link para a matéria).

– Abra a planta e retire cuidadosamente o gel com a ajuda de uma faca – é apenas essa parte que usamos.

– Bata no liquidificador ½ xícara (chá) de água filtrada com ½ xícara (chá) de gel de aloe vera.

– Coloque em um borrifador e aplique no corpo sempre que sentir a pele repuxando.

MÁSCARA DE ALFACE

pele_queimada_sol_rosto

Para hidratar, a sugestão é usar uma máscara de alface, que possui muitas fibras e água. A receita indicada pela cosmetóloga Kathrin Schimidt tem apenas três ingredientes.

– Ferva 5 folhas de alface verde em um pouco de água filtrada.

– Adicione 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio e misture.

– Coloque a mistura na geladeira e deixe esfriar.

– Depois que o líquido esfriar, aplique no rosto com uma gaze e deixe por 20 minutos.

– Lave e seque a pele cuidadosamente.

A máscara pode ser feita uma vez por semana, mas, por não ter conservantes, é importante fazer sempre uma nova mistura e descartar após o uso.

Uma dica importante é iniciar a hidratação uma semana antes de se expor ao sol. “Seria como uma preparação dos sistemas de defesa da pele para trabalhar com a quantidade excessiva de radiação dessa época do ano, que sempre representará uma agressão ao tecido.Inclusive, uma pele hidratada pode gerar um bronzeamento mais homogêneo”, explica a especialista.

Os cuidados não param por aí. Vale também incluir a alface na alimentação, pois a folha beneficia a pele e todo o organismo.

Na hora de se expor ao sol, use filtro solar com fator de proteção de no mínimo 30. No pós-sol, prefira banhos mornos, pois o calor excessivo pode prejudicar a pele que já está sensível.


GOSTOU DO ARTIGO?

COMENTE AGORA


Photography Istockophoto

0 Comments