Descubra seu tipo de cacho e acerte no tratamento
Descubra seu tipo de cacho e acerte no tratamento
Não dá pra pôr todos os cabelos ondulados e cacheados na mesma categoria. Cada tipo tem suas características e necessidades. Conheça o seu!
Se você tem ondas ou cachos, sabe que esse tipo de fio exige mais cuidados do que os naturalmente lisos. “A estrutura desses fios é irregular, por isso eles são mais frágeis e porosos”, explica a dermatologista Larissa Viana, de São Paulo. A consequência disso é que qualquer química aplicada nesse tipo de cabelo é mais absorvida e danifica a fibra.
Quanto mais enrolados os cabelos, mais ressecados eles tendem a ser no comprimento, porque a oleosidade formada na raiz não chega até as pontas. “É comum também que eles tenham frizz, principalmente quando são alisados com secadores e escova, grandes causadores do problema”, explica a dermatologista.
Chame seu cacho pelo nome
O hair stylist Ronan Gedeoni, especialista em cachos e cabeleireiro do salão 1838, em São Paulo, desvenda cada tipo de fio pra você entender bem o seu. O tipo 1 é o cabelo liso, sem ondas.
Tipo 2: A partir do tipo 2 os fios são ondulados e divididos entre A, B e C.
O 2A é bem próximo ao liso; ele tem uma ondulação leve e pouca definição. Um exemplo é o cabelo lindo de Gisele Bündchen.
No 2B, as ondas se formam a partir da altura da orelha, mas não têm volume ainda. Neste caso, se você curtir, dá para usar difusor e finalizador para estimular a formação de cachos. Kate Hudson e Sarah Jessica Parker têm esse tipo de ondulado.
Agora, o 2C é o mais próximo ao cacheado, podendo até formar cachos mais abertos e com volume. Ele, geralmente, sofre com frizz e com pontas ressecadas. As representantes do estilo são Taylor Swift e Shakira.
Tipo 3: Neste tipo, o cabelo tem curvas mais acentuadas, lutam com o frizz e são naturalmente ressecados.
O 3A tem cachos maiores e mais abertos, porém bastou um simples sinal de chuva, ele encolhe. A atriz Deborah Nascimento é esse tipo de cacheada.
Já o 3B começa a formar molas mais definidas, com desenho de espiral. Eles são bem secos e têm volume. Os cabelos de Ana Paula Arósio e Patricia Pilar têm essa forma.
O 3C é o cacho menor e mais definido, seco e precisa de finalizadores para se manterem bonitos e bem desenhados. Além disso, geralmente são finos e frágeis. Também podem ser opacos e quebram com facilidade. Taís Araújo e Lucy Ramos são 3C.
Tipo 4: Aqui, estão os crespos, que são frágeis e ressecados, porque a oleosidade natural não consegue ir muito além da raiz. Para crescerem fortes e sem quebrar precisam de muita hidratação.
No 4A, existe volume máximo e pouco brilho. Inclusive, apresenta cachos bem fechados que formam um ‘S’ quando esticados. A cantora Macy Gray tem madeixas assim.
Já o 4B nem forma cachos, porque seu formato natural é em ‘Z’, como os de Cris Vianna e Sharon Menezes.
Por último, o 4C é composto de cachos bem miúdos e são naturalmente secos. A atriz Lupita Nyong’o é representante desse tipo de cacho.
10 PASSOS PARA TER O SEU MELHOR CACHO
- Para uma hidratação profunda, aplique óleo de coco antes de lavar o cabelo. Se o seu for extremamente ressecado, use o óleo também nos cabelos secos, como um reparador de pontas.
- Para definir seus cachos, faça uma mistura com água e leave-in. Passe nas pontas e amasse o cabelo com as mãos. Esse truque é ótimo para os dias em que você não lavou os fios.
- Evite secar os fios diretamente com a toalha. Prefira usar uma camiseta de algodão para evitar o frizz.
- Se seu cabelo for muito ressecado, use um pré-shampoo ou um shampoo neutro apenas no couro cabeludo. Nas pontas, aplique shampoo específico para a sua necessidade.
- Evite pentear os cabelos já secos. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter a estrutura intacta.
- Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas e indo para a raiz.
- Utilize máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade (em casa ou no salão).
- Corte periodicamente os cabelos, para evitar o ressecamento dos fios e controlar os cachos.
- Não durma com os cabelos molhados. Esse costume pode aumentar a incidência de seborreia e a proliferação de fungos. Não durma, também, com os cabelos presos. Durante o sono, a movimentação pode romper os fios.
- Cabelos cacheados tingidos precisam de cuidados redobrados. “Faça hidratação até duas vezes na semana com uma máscara específica para cabelos cacheados, assim eles ficam fortes”, indica Ronan. Se for fazer luzes, prefira tons amendoados ou mel, que dispensam o uso de descolorante.
Photography and Illustration Istockhoto, Animation ManOnFactory
0 Comments