Menu & Search

Previna-se! A poluição está acabando com a sua pele

Previna-se! A poluição está acabando com a sua pele

Todo ano basta esquentar que começam as recomendações para proteger a pele contra o sol – com toda razão. Mas e da poluição, que está com a gente todos os dias, alguém se protege?

Viver em grandes cidades tem suas vantagens. Serviços à mão, produtos que chegam primeiro… Mas um dos piores problemas é conviver com a poluição diariamente. Que ela faz mal pra nossa saúde está mais do que provado, mas sabia que ela também pode prejudicar a sua pele?

“A poluição libera metais tóxicos, tais como mercúrio e chumbo, que promovem intoxicação no organismo e a formação de radicais livres, que resultam em envelhecimento precoce”, explica a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas (SP). Esses poluentes estimulam na pele mensageiros pró-inflamatórios, que vão reduzir a síntese de colágeno. E falta de colágeno significa envelhecimento precoce, que na pele vem em forma de flacidez e linhas de expressão.

A acne adulta, que vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, também pode ter como uma das causas a poluição a que a pele é submetida. “É um dos fatores, unido aos hormônios contidos nos alimentos, a aplicação excessiva de cosméticos e o crescimento do uso dos anabolizantes”, enumera o dermatologista Abdo Salomão, de São Paulo.

Crie um escudo para a sua pele

Usar cosméticos antipoluição tem duas funções: a barreira física que eles fazem entre a pele e os poluentes e a ação antioxidante que eles possuem. “Os cosméticos antipoluição têm alguns mecanismos de atuação diferenciados, como a formação de um escudo biomimético ou um filme de proteção sobre a pele, algo muito comum em fotoprotetores”, diz a dra. Claudia.

Além disso, esses produtos contêm na fórmula ação contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Assim, é possível reverter os danos dos micropoluentes, hidratando a pele, promovendo colágeno – o que resulta em melhora das rugas e da flacidez.

“Não há estudos mostrando que antioxidantes realmente bloqueiam a poluição, mas a classe médica acredita que sim. Eles diminuem o efeito da poluição sobre a pele, principalmente a formação dos radicais livres”, conta o dr. Abdo.

Os raios ultravioletas emitidos pelo sol ainda são piores para a pele do que a poluição, já que eles causam envelhecimento e, em alguns casos, câncer, mas o ideal é que você se planeje para se proteger contra os dois. A sugestão é que você aplique de manhã o produto, para formar uma barreira de proteção contra o sol e a poluição, e novamente à noite, para reparar os danos ambientais.

 

Photography DA, Animation ManOnFactory

0 Comments