Menu & Search

Da cozinha para sua rotina de beleza: 5 óleos maravilhosos para seus cabelos, unhas e pele

Da cozinha para sua rotina de beleza: 5 óleos maravilhosos para seus cabelos, unhas e pele

Os óleos estão em alta e não é por acaso. Eles deixam a comida mais nutritiva e ainda podem ser usados para cuidar da pele e do cabelo.

Ricos em vitamina E, um antioxidante de peso, ômegas 3 e 6 e gorduras monoinsaturadas, os óleos por muito tempo ficaram restritos à cozinha e a terapias alternativas. Isso até se espalhar a informação de que eles são poderosos ativos se usados também em cosméticos.

Alguns deles vão bem em preparações culinárias e também nutrem os cabelos e a pele. Veja a nossa seleção com os mais poderosos.

elisa_chanan_oleo_olivas
AZEITONAS PRONTAS PARA EXTRAÇÃO DO AZEITE

Azeite de oliva extravirgem

Um dos protagonistas da dieta mediterrânea, ele é o nosso óleo preferido! O azeite extravirgem ajuda na redução dos níveis de colesterol total, previne doenças cardiovasculares e tem alta concentração de antioxidantes.

“Nos cabelos e no corpo, ele pode ser usado de uma forma geral, para umectar e hidratar”, ensina a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, de São Paulo. Se a sua pele for muito seca, aplique o azeite de oliva extravirgem, coloque um papel filme por cima e deixe agir por alguns segundos antes de retirá-lo no banho.

elisa_chanan_oleo_coco
EXISTEM ÓTIMAS MARCAS DE ÓLEO DE COCO

Óleo de coco

É o melhor óleo que tem para cozinhar. Por ter um sabor adocicado, pode substituir o açúcar em algumas preparações. “Ele tem ação antioxidante, reduz o colesterol ruim, colabora no processo de emagrecimento, melhora o sistema imunológico e a função da tireoide”, lista a nutricionista Gisele de Castro, de Canoas (RS).

A indústria cosmética já se deu conta dos efeitos do óleo de coco e pôs no mercado inúmeros produtos com o ingrediente, mas ele também pode ser usado in natura. Uma dica ótima é aplicar óleo de coco nos cabelos antes de dormir e lavá-los de manhã, quando acordar. Os fios ganham vida instantaneamente!

Óleo de abacate

Esse óleo é considerado um alimento funcional, pois além de nutrir, promove efeitos metabólicos e fisiológicos em nossa saúde. Ele possui lecitinas, fitoesterois, gorduras monoinsaturadas e uma grande quantidade de vitamina E. Você pode consumir a fruta mesmo ou inserir uma colher de sopa do óleo na sua dieta todos os dias. Se adicionado a alimentos ricos em licopeno e betacaroteno, como tomate, cenoura e mamão, ele potencializa a absorção dessas substâncias.

Por ser a fruta que mais tem vitamina E, seu óleo é um poderoso aliado no combate ao envelhecimento precoce da pele. Faça uma máscara misturando a polpa do abacate com uma colher de sobremesa de óleo de abacate e deixe agir na pele do rosto por 20 minutos antes de enxaguar. Você vai perceber a diferença na hora!

Óleo de gergelim

Ele não perde as propriedades ao ser aquecido e dá um sabor amendoado delicioso aos pratos. Na ayurveda, a tradicional medicina indiana, o óleo de gergelim é muito utilizado pra tratar alterações do sistema nervoso, inchaços, reumatismo e ressecamento da pele e do cabelo.

Roseli Siqueira recomenda usá-lo antes de entrar no mar. “A água do mar queima a pele, aumentando a sua acidez. O resultado é pele seca, com manchas e flacidez. O óleo te defende de tudo isso”, explica.

elisa_chanan_oleo_cartamo
CÁRTAMO AJUDA NO CRESCIMENTO DE NOVOS FIOS

Óleo de cártamo

O cártamo é uma planta asiática parente do girassol, que com sua prensagem produz um óleo riquíssimo em ômegas 6 e 9. Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que o óleo aumenta a produção do hormônio adiponectina, que reduz a absorção de colesterol e gordura no intestino e murcha as células de gordura do abdômen. Ou seja, pra quem tem aqueles pneuzinhos insistentes na barriga, o óleo de cártamo é um ótimo aliado. Você pode consumi-lo em forma de suplemento em cápsulas ou usá-lo como tempero para saladas – ele não pode ser aquecido.

Aplicado diretamente no couro cabeludo, o óleo essencial de cártamo estimula a circulação sanguínea na região, ajudando no crescimento de novos fios saudáveis. Pingue algumas gotas do óleo na palma da mão, friccione até sentir a pele esquentar e massageie o couro cabeludo antes de dormir. De manhã, lave o cabelo normalmente. Faça esse processo pelo menos 2 vezes por semana.

 

Illustration Istockphoto, Photography DA

0 Comments