A minha lista de beauty foods que vão deixar sua dieta muito melhor
A minha lista de beauty foods que vão deixar sua dieta muito melhor
Comprovei que o consumo de alguns alimentos ajuda a combater os radicais livres, melhora a hidratação da pele e o aspecto dos cabelos e das unhas. Veja as beauty foods que não saem do meu prato.
Eu adoro pesquisar, ler e falar com especialistas sobre os benefícios que os alimentos podem trazer à nossa saúde. Depois, ainda testo pra ver qual a diferença que eles fazem na prática. O azeite de oliva extravirgem, por exemplo, é um dos antioxidantes que eu mais consumo. Ele fez toda a diferença para a minha pele e meu cabelo.
O último que eu inseri na minha dieta foi o cacau 100%. No começo eu achava muito amargo, mas já me acostumei e não consigo ficar nenhum dia sem comer um pouco. Conversei com algumas nutricionistas que explicaram como acontece esse processo e porque esses alimentos são tão poderosos.

A nutricionista Beatriz Valverde, de Campinas (SP), diz como os alimentos retardam o envelhecimento: “Produzimos em altas quantidades radicais livres pela respiração e pelos alimentos que digerimos. Os alimentos tóxicos provocam desequilíbrios em nosso corpo e pioram a textura da pele e do cabelo. Já os alimentos antioxidantes combatem esses radicais livres”.
Alimentos naturais de alto valor nutritivo comprovadamente têm o poder de diminuir os efeitos do tempo no nosso corpo. “A partir de alimentos ricos em antioxidantes, fitoquímicos e nutrientes essenciais podemos tratar nosso corpo por dentro e por fora, desde o aspecto da textura da pele até a força dos cabelos”, explica a nutricionista funcional Vivian Berkowitz, de Curitiba.
A ideia principal é dar adeus a alimentos tóxicos e inflamatórios, como gorduras saturadas, industrializados, bebidas alcoólicas e açúcar refinado, e aumentar a ingestão dos naturais de alto valor nutritivo. Alguns destes alimentos combinados também ajudam na redução de gordura, aumento de massa magra e promoção de energia.
Prato cheio de cor
De forma geral, é preciso escolher boas opções de carboidratos, proteínas e gorduras boas. “Além da retirada dos alimentos com fatores anti-nutricionais, é necessária uma boa hidratação e o aumento do consumo de alimentos crus, que concentram maiores níveis de antioxidantes”, ensina Vivian.
Veja quais são os alimentos que considero os melhores aliados no combate aos radicais livres:

Azeite de oliva extravirgem: estudos mostram que os fenóis contidos nesse tipo de azeite têm uma capacidade antioxidante no intestino muito maior do que o azeite virgem e os outros óleos vegetais.

Frutas vermelhas: “As frutas vermelhas estão no topo dos índices que medem o nível de antioxidantes. Entre as opções sugiro amora, mirtilo, romã e os berries em geral”, ensina a nutricionista Naiara Caramuru, de Campinas (SP).
Abacate: possui gorduras monoinsaturadas e grande quantidade de ômegas 6, 7 e 9, que auxiliam no aumento do hormônio GH produzido durante a noite. Esse incremento auxilia na redução de gordura e no aumento da massa muscular, além de manter a beleza da pele, agindo como um antiaging natural. Para tirar melhor proveito, consuma uma porção de abacate à noite.
Couve: possui grande quantidade de cálcio, ferro, potássio e fósforo, excelentes antioxidantes, sem esquecer também de seu alto teor de vitaminas, como a A, B16, C e K.

Limão: a fruta é rica em vitamina C e em bioflavonoides. É indicado o consumo diário do alimento fresco e recém-espremido. Ele combate os radicais livres, ativa o sistema imunológico e desintoxica a pele, o fígado, os rins, os pulmões e o intestino.
Espinafre: a junção das vitaminas A e C formam um composto que potencializa a produção de colágeno, prevenindo a perda de elasticidade.

Tomate: possui licopeno e uma gama enorme de antioxidantes que melhoram a pele e seu aspecto superficial.
Aloe vera: rica em antioxidantes e termogênicos naturais, ajuda na hidratação da pele e na perda de peso.
Cúrcuma ou açafrão da terra: essa especiaria que dá cor ao curry é altamente anti-inflamatória e antioxidante. Além de bloquear os radicais livres, a cúrcuma estimula os mecanismos antioxidantes do corpo.

Cacau 100%: é o chocolate em sua pureza total, sem nenhuma adição de açúcar ou leite, por isso o seu sabor é amargo. Ele é rico em vitaminas, minerais, magnésio e flavonoides, um poderoso antioxidante.
Photography DA
0 Comments