Acredite! O mindfulness pode transformar sua vida em 6 passos
Acredite! O mindfulness pode transformar sua vida em 6 passos
A técnica do mindfulness ajuda a manter o foco no presente, aliviando o estresse e melhorando a concentração.
O mindfulness surgiu pra combater a ideia de que temos que fazer várias coisas ao mesmo tempo. É o oposto do multitasking, padrão exigido por grande parte do mundo profissional. “Com a prática, é possível organizar mente e corpo em prol de objetivos e até mesmo micro objetivos específicos a serem trabalhados”, explica Thiago Régis, CEO da Pílula Criativa.
É uma técnica que alia meditação, yoga e técnicas de respiração para nos ensinar a viver o momento presente. “Vivemos tristes, depressivos, por conta de acontecimentos do passado. Vivemos estressados e ansiosos, porque estamos sempre pensando no futuro. No presente nada disso existe. Essa é a citação que para mim melhor define a importância de se viver no agora”, explica a instrutora da prática, Gisele Almeida, que mantém um canal na internet, o Instagram @viajarpelaeuropa.

Primeiros passos
Vários estudos comprovam que a prática do mindfulness auxilia no tratamento de doenças como a depressão, a ansiedade e o estresse. Além disso, praticantes apresentam uma atitude mais positiva, se tornam mais focados e eficientes. “Como se manter no presente não é uma tarefa fácil, no mindfulness também trabalhamos nove atitudes que nos auxiliam nessa tarefa: gratidão, não-julgar, paciência, curiosidade, aceitação, generosidade, confiança e desapego”, ensina Gisele.
A seguir, mostraremos dicas para inserir o minfulness na sua vida. Não espere que no primeiro dia de técnica você já consiga fazer tudo. A prática e o exercício diário te levarão à perfeição.
- DÊ O START. Sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e leve o foco para a respiração. Fique atenta ao movimento: o ar enchendo os pulmões e a barriga e o peito se expandindo. Expire lentamente. Perceba o ar mais quente passando pelas narinas, o corpo voltando para a posição inicial. Repita essa respiração mais lenta algumas vezes e note as sensações do seu corpo. Perceba como estão seus pés, pernas, as costas, seus braços. Esse pequeno exercício pode ser usado a qualquer hora: em um momento de tristeza, estresse, raiva ou ansiedade.
- IN AND OUT. A respiração é a grande aliada dessa prática. Todas as vezes que você se sentir perdida nos pensamentos, volte para a respiração e se reconecte com o presente.
- APENAS SINTA. Quando puder, realize uma caminhada experimentando todas as sensações do momento: a temperatura, os sons e o contato dos pés com os sapatos e o solo. “Mindfulness pode ser praticada a todo momento, o importante é não julgar os acontecimentos”, explica Gisele.
- BOM DIA. O melhor horário para praticar o mindfulness é pela manhã. É uma forma de organizar o seu dia. Mas é fundamental que, antes de começar, você evite ver e-mails e notificações no celular. Qualquer tarefa pode esperar por mais 10 minutos.
- FOQUE. No trabalho e na vida pessoal, nos sentimos obrigados a ligar o multitasking e resolver todas as demandas de uma única vez, mas não tem como fazer tudo bem se você não estiver concentrada em nada. Crie uma lista de prioridades diárias e foque 100% em cada uma delas até sua conclusão. Marque durante o dia quando cada tarefa tiver sido concluída.
- INSPIRE A MUDANÇA. Já ouviu aquele ditado de que “uma laranja podre apodrece as demais”? Para fazer o mindfulness dar certo, você precisa utilizar a lógica inversa. Estipule suas metas e objetivos diários, semanais ou mensais e compartilhe seu novo método de trabalho com as pessoas ao seu redor. Isso é fundamental para que você não se sinta sugado pelo modo multitarefas.
Illustration Istockphoto, Animations ManOnFactory
0 Comments