COMO MANTER A SAÚDE DO INTESTINO NAS FÉRIAS
COMO MANTER A SAÚDE DO INTESTINO NAS FÉRIAS
É só você sair de casa que seu intestino não quer saber de funcionar? Então essa matéria é pra você!
Nada melhor do que tirar aquele tempinho de descanso, né? Mas só dá pra relaxar de verdade se suas férias não forem sinônimo de prisão de ventre. Até porque prisão de ventre pode significar inchaço abdominal, gases, indisposição, mal-estar e até dor de cabeça.
LEIA MAIS
Descubra porque você está acordando cansada todos os dias
7 truques para dar adeus ao jet lag
Meditação: porque você deve começar a meditar já
Existem algumas explicações para as pessoas que têm dificuldade de ir ao banheiro quando viajam: “Há a trava psicológica do pré, quando você viaja já com o receio do intestino não funcionar; o desconforto de evacuar em locais considerados inapropriados, como hotéi00s, restaurantes ou avião; e a mudança na rotina, tanto alimentar quanto de horários. Quem está acostumado a evacuar no meio do dia, por exemplo, talvez esteja ocupado com outra coisa nesse horário. Ela segura as fezes e elas vão se acumulando”, enumera o cirurgião e médico gastroenterologista James Beal Munhoz, de São Roque (SP).
E, além do desconforto da prisão de ventre, o mau funcionamento do intestino gera outras consequências desagradáveis, como ressecamentos, fissuras e até sangramentos.
COMO GARANTIR O BOM FUNCIONAMENTO DO INTESTINO NAS FÉRIAS?
Para evitar o problema justo no momento mais prazeroso do seu ano, separamos algumas dicas do médico que vão te ajudar a manter uma boa saúde intestinal:
- Aumente o consumo de fibras durante as férias. Verduras, legumes, frutas e cereais são ótimas fontes. Coma pelo menos 3 porções de frutas por dia.
- Evite o açúcar, que vai te dar gases e trazer mais desconforto. Na sobremesa, prefira um iogurte natural com frutas. Ele vai ajudar a equilibrar a flora intestinal.
- Beba todos os dias dois copos de suco de mamão com laranja. Além das vitaminas, as frutas juntas ajudam bastante na saúde intestinal.
- A farinha branca dificulta a digestão, por isso diminua o consumo de alimentos que contenham o ingrediente durante esse período.
- Hidrate-se muito, pois a água movimenta o bolo fecal. Mas evite beber líquidos durante as refeições, pois isso dilui o suco gástrico e torna a digestão mais lenta.
- Se possível, esteja no hotel ou na casa onde você vai se hospedar no horário que você costuma ir ao banheiro.
- Evite recorrer aos laxantes, pois o seu uso sem necessidade provoca um esvaziamento exagerado do intestino. Isso desregula ainda mais a pessoa que, ao evacuar tudo em um dia, pode passar os próximos dois sem ir ao banheiro, por exemplo. Também pode causar certa desidratação. Caso não possa evitar, opte pelos naturais, como pasta de ameixa ou os à base de sene.
Photography Istockphoto, Illustration & Animation ManOnFactory
0 Comments