Menu & Search

COMO FIQUEI DOENTE DEPOIS DE CONSUMIR UM ALIMENTO DA MODA

COMO FIQUEI DOENTE DEPOIS DE CONSUMIR UM ALIMENTO DA MODA

Seguir tendências que envolvem a saúde pode ser um caminho perigoso. O primeiro passo para evitar problemas é se conhecer

Eu faço dietas desde os 16 anos, mas nunca fiz aquelas dietas personalizadas, que analisam nossa biogenética pra identificar o que nos faz bem ou mal. Também não sou de seguir dietas da moda, mas sou supercuriosa quando se trata de alimentos poderosos. Foi assim que entrei numa enrascada.

elisa-chanan-chocolate-body

Dez dias depois da consulta, tive herpes zoster nas costas. Um tipo de vírus da herpes que eu nunca tinha tido. Fiquei chocada, fui até fazer vários exames pensando que poderia ser algo mais grave, mas não era. Aí levei a sério o que o médico me disse, fui pesquisar, estudar e realmente entendi que o vírus da herpes pode ser ativado pelo chocolate.

Tem mais ou menos um ano que meu irmão veio me falar sobre o cacau 100%, me contou sobre os benefícios desse superalimento: ele é rico em vitaminas, minerais, magnésio e flavonoides – um poderoso antioxidante. Além do poder de manter a pele saudável e bonita, ele ajuda a evitar o envelhecimento das células e ainda é ótimo para o sistema imune. É o chocolate em sua pureza total, sem nenhuma adição de açúcar ou leite.

Fiquei interessada e resolvi testar. No começo achava horrível, porque ele é bem amargo, mas insisti, porque realmente eram muito os benefícios. Logo eu me acostumei com o sabor e, mais ainda, fiquei viciada. Não tinha um dia que eu não comesse um pedacinho do cacau 100%. E estava tudo bem, até que, alguns meses depois, apareceu herpes no meu pulso, uma doença crônica que eu já tinha, mas fazia anos que não aparecia. Ele veio, foi embora e eu continuei comendo meu chocolate, nem pensei que um podia ter relação com o outro.

Em setembro deste ano fui a um médico ótimo na Bélgica ele me disse: “se você tem herpes, não pode comer chocolate, porque ele bloqueia um aminoácido importantíssimo para o sistema imune e que protege contra o herpes”. Sinceramente? Eu não levei muito a sério. Achei que aquela aparição do herpes era só um episódio que tinha ficado pra trás.

O que aconteceu comigo não teve consequências mais sérias, mas poderia ter. Nós temos que ter muito cuidado ao entrar numa onda sem saber se aquilo é bom também pra nós. Viu algum alimento que está sendo muito comentado e ficou curiosa pra testar? Principalmente se for um superalimento, como o cacau, a spirulina, a maca e o whey protein, consulte antes um médico. Veja se aquele alimento serve para você, conheça bem o seu organismo. Às vezes você tem uma restrição, uma intolerância ou alergia que ainda nem conhece. Só uma consulta detalhada e atenciosa pode te dar um aval com segurança. O que é remédio pra uns pode ser veneno pra outros.


GOSTOU DO ARTIGO?

COMENTE AGORA


Photography & Illustration Istockphoto, Animation ManOnfactory

0 Comments