Dê adeus à escova progressiva com a transição capilar
Dê adeus à escova progressiva com a transição capilar
Quem faz progressiva e quer voltar aos fios naturais acha que essa missão é impossível. Mas com as nossas dicas, você vai ter seus cachos de volta sem sofrimento.
As mulheres desejavam ter os fios lisos e a indústria correu para criar produtos que alcançavam esse efeito (temporária ou definitivamente). A escova progressiva foi o método que mais ganhou adeptas. Estaria tudo ótimo se a química usada não danificasse tanto os fios. Voltar ao natural exige um pouco de paciência, mas é possível.
Transição capilar
Como muitas mulheres estão demonstrando o desejo de voltar a ter seus cachos, os especialistas desenvolveram a técnica chamada de transição capilar, importante para recuperar os fios depois de alisamentos abrasivos, feitos à base de produtos químicos, como o formol.
“Retornar ao estado natural do fio só é possível se deixar os cabelos crescerem, o que requer muita paciência. Ou se eles forem cortados”, explica o cabeleireiro Wilson Eliodório, expert em fios cacheados e cabelos afro de São Paulo. Para quem não quer cortar os cabelos curtinhos, a sugestão é realizar uma série de hidratações, cauterizações e seguir uma linha de tratamento em casa, com produtos adequados para o seu estilo de cabelo.
Cabelos de volta
Eliodório conta que primeiro é necessário estar segura dos passos seguintes. “Quem não tem a coragem de passar pelo ‘big chop’, ou grande corte dos fios, é preciso encarar com persistência todas as etapas. Desmamar os cabelos de tanta química requer um grande movimento interno nos cabelos”, conta.
Durante o processo, os fios tratados quimicamente se partem, entram em abstinência e as diferenças de textura começam a ser muito nítidas. É neste momento que a hidratação e a nutrição são fundamentais. “Precisamos fortalecer o fio novo tanto quanto dar resistência aos fios já alisados. Parece que não vai acabar nunca, mas é preciso se manter determinada e, em um certo momento, começar a eliminar os fios antigos. Por isso, o ideal é sempre ter um cabeleireiro de sua confiança que acompanhe todo o processo e que te ajude a descobrir as novas formas de seus cachos”, recomenda o cabeleireiro.
Geralmente, os cachos começam a reaparecer depois de três meses, mas as madeixas só ficam compridas depois de dois ou três anos. “Tudo isso depende muito da alimentação, do corpo e do crescimento dos cabelos. Por isso, é um tratamento em conjunto com o salão de beleza e os cuidados homecare, que são super importantes”, explica Eliodório.

Homecare
Em casa, opte pelo uso de produtos de origem natural, que são os heróis dos fios. Abuse do óleo de coco, macadâmia, oliva e argan. Os extratos naturais, como D-Pantenol e a aloe vera, também são indicados. “Fuja de produtos que contenham sulfato, parabenos e silicones em excesso, eles são os vilões”, conta o cabeleireiro.
Uma rotina interessante de cuidados, proposta por Wilson Eliodório, consiste em realizar a pré-lavagem dos fios (com os óleos e até o azeite de oliva extra-virgem), que são aplicados na raiz dos fios e massageados, antes do shampoo. Depois, lave os fios usando produtos das linhas ‘no poo’ ou ‘low poo’, que agridem menos os fios.
“Lembre-se de cuidar bem da raiz dos cabelos. A espuma que escorre pelos fios já é suficiente para limpá-los, não é preciso esfregar o comprimento. A fricção só fará embaraçar e quebrar os cachos”, ensina. Na hora de condicionar, opte pelo uso das máscaras para cabelos cacheados. “E, na hora de pentear, use sempre um leave-in, que é importantíssimo para não criar fricção nos fios”.
Illustration & Photography Istockphoto
0 Comments