Menu & Search

5 passos para você levantar a sua autoestima

5 passos para você levantar a sua autoestima

O tempo todo somos influenciados pelo que pensamos e sentimos a nossa respeito e é essa percepção que impulsiona a forma como vamos lidar com cada situação.

Ter uma autoestima baixa cria uma barreira para o nosso sucesso em todos os campos. “A baixa autoestima vem da incapacidade de reconhecer seu próprio valor como pessoa. Essa característica na personalidade pode afetar relações interpessoais, profissionais e amorosas “, explica o psicólogo Roberto Debski, de Santos (SP).

A pessoa que sofre de baixa autoestima demonstra pouca confiança em si própria, não acredita ser capaz de conseguir seus objetivos, tem o costume de se criticar excessivamente, responsabilizar-se quando coisas não dão certo e dar o crédito aos outros quando dão certo. “Quando você deixa de ousar ou empreender por medo de fracassar, carrega o sentimento de não ser boa o suficiente para realizar tarefas ou quando começa a perder oportunidades por não acreditar que é possível conseguir superar os desafios, já está sofrendo com a baixa autoestima”, explica o psicólogo.

Na área amorosa, existe uma grande possibilidade de atrair para suas relações pessoas abusivas e desrespeitosas. “A pessoa que vive abaixo do seu potencial, sempre tentando ser aceita entra em relacionamentos insatisfatórios ou abusivos, por não acreditar que merece mais do que recebe e muitas vezes aceita migalhas emocionais”, conta Roberto.

Mesmo que você não tenha uma autoestima baixa o tempo todo, em alguns momentos é natural estar mais sensível. Por isso, leve esses mandamentos pra vida e recorra a cada um quando necessário.

O que você sente em relação a si mesma é responsável por todas as ações e decisões que você toma na vida. Entenda como melhorar a autoestima e ser mais feliz em todas as áreas.

A estética importa

A aparência não é tudo, mas cuidar de si mesmo faz toda a diferença. “Quando nos sentimos mais bonitas por fora, há uma tendência a querer nos embelezar também internamente”, explica a especialista em gestão de pessoas e comportamento Alessandra Canuto, de São Paulo. Isso pode incluir tudo o que você está fazendo para se sentir mais bonita: aulas de dança, academia, tratamentos estéticos, aquele creminho maravilhoso para o rosto ou até uma cirurgia plástica que você sonha.

Você tem valor

Nessa tarefa de casa, seus defeitos não entram. Faça uma lista com todas as suas qualidades. Está difícil? Peça ajuda para aquela sua amiga do coração.

É preciso arriscar

Pelo menos uma vez por semana, faça algo diferente, sem medo de julgamentos. Quando falhar, deixe a crítica de lado e aprenda com seus erros. Da próxima vez, erre algo diferente, não o mesmo.

Fica mais fácil conquistar seus objetivos quando eles estão claros

Faça um planejamento para as suas metas. Comece pelas pequenas e assim vá quebrando crenças limitantes de incapacidade. Para cada uma, extraia o melhor de si e valorize-se da mesma forma que você valoriza os outros.

Você é quem decide quais relações quer ter

Aprenda que relações necessitam de troca equilibrada para darem certo. Em uma relação em que alguém só dá e outro só recebe, cria-se um abismo. Aquele que muito recebe se sente devedor e, fatalmente, acaba deixando a relação. Pergunte-se como está a balança de cada um dos seus relacionamentos e não tenha medo de dividir melhor esse peso.

Se você encontrar muita dificuldade em seguir esses conselhos, procure ajuda especializada. Um terapeuta pode te ajudar muito a trilhar o caminho da boa autoestima.

 

Illustrations Istockphoto

0 Comments