4 MOTIVOS PARA USAR A VITAMINA C TÓPICA
4 MOTIVOS PARA USAR A VITAMINA C TÓPICA
Entenda porque o ativo vem sendo recomendado pela maioria dos dermatologistas e saiba como tirar o melhor proveito dele.
Também conhecida como ácido L-ascórbico, a vitamina C é encontrada em alimentos cítricos, em comprimidos efervescentes e em dermocosméticos. Ela é uma das maiores apostas da indústria cosmética, mas é preciso escolher direito a que você vai comprar. Apesar de um ativo poderoso, ele se oxida facilmente, perdendo sua ação.
É ANTIOXIDANTE
A vitamina C é rica em antioxidantes, que neutralizam a ação dos radicais livres. Por ter esse efeito de se “encaixar” nos radicais livres, ela é uma molécula instável e delicada.
“Por isso que ao entrar em contato com qualquer agente oxidativo, como o próprio oxigênio, ela pode ter suas funções diminuídas”,
Fernanda Junqueira, dermatologista membro da Sociedade Americana de Medicina Estética.
Os radicais livres são moléculas que podem ser tóxicas e danificar células sadias do nosso corpo. Por isso, a ação antioxidante retarda o aparecimento de rugas e linhas finas, além de prevenir e combater manchas.
INDUZ A PRODUÇÃO DE COLÁGENO
O C E FERULIC É UM SÉRUM COM ALTAS CONCENTRAÇÕES DE VITAMINA C
O organismo humano produz colágeno e uma de suas principais funções é formar as fibras que sustentam a pele. A partir dos 30 anos, mesmo quem segue uma alimentação balanceada sofre com 1% de perda de colágeno por ano. A partir dos 50, a produção de colágeno cai para apenas 35%, em média.
Quando há carência de vitamina C, o corpo supre essa necessidade retirando o composto da pele, o que a torna mais vulnerável às ações do tempo e às agressões diárias. Repor a vitamina através de dermocosméticos ajuda na preservação e manutenção de tecido saudável. Segundo a dermatologista Marcelle Nogueira, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse componente é um dos mais poderosos quando o assunto é prevenção do envelhecimento da pele.
PROTEGE DOS EFEITOS DO SOL
De modo geral, a vitamina C diminui o impacto da radiação solar sobre a pele, ainda que não seja um protetor solar. Isso porque o efeito da vitamina C tem efeito indireto e age recuperando o DNA da célula que foi danificada pelo sol. Consequentemente, ela aumenta a proteção contra o câncer de pele.
TEM EFEITO CLAREADOR
Isso acontece porque a vitamina C contribui para a diminuição da produção excessiva de melanina, melhorando a aparência de manchas, ainda que de maneira tímida quando comparada a outros produtos específicos para isso.
COMO USAR A VITAMINA C?
Há várias texturas de vitamina C no mercado. Produtos em sérum e gel são mais indicados para peles oleosas, já os cremes são melhores para quem tem pele mais seca. Algumas marcas ainda disponibilizam a vitamina C em pó, que pode ser misturada a outros cosméticos, como hidratantes.
Outro detalhe importante na hora de escolher o produto é conferir a concentração de vitamina C na fórmula. Quanto maior, mais potente, mas também pode irritar mais a pele. Concentrações mais altas, a partir de 20%, devem ser usadas à noite, para não entrar em contato com o sol.
Fernanda Junqueira recomenda pedir conselho de seu médico pra escolher a marca, pois ele terá informações de quais empresas conseguem manter a estabilidade da vitamina C no frasco depois de aberto.
DERIVADOS DA VITAMINA C
Muitos produtos que têm escrito no frasco “vitamina C”, na verdade não possuem a versão original do ativo, mas sim derivados. A dermatologista Marcelle Nogueira explica que os derivados surgiram na tentativa de fazer uma vitamina C mais estável. “É o caso do fosfato de ascorbil sódio, que tem se mostrado um dos mais efetivos em livrar as células da pele dos radicais livres”, conta. “Ele é um derivado de vitamina C que é quebrado por enzimas ao entrar em contato com a pele e, assim, ele libera a vitamina C pura e tem seus benefícios potencializados”, conta Marcelle.
Também são derivados: ascorbosilane C, ascorbil fosfato de magnésio, ascorbil glucosídeo, ácido ascórbico etilado, entre outros.
CONTRAINDICAÇÕES
O uso tem poucas contraindicações, mas algumas pessoas sentem a pele pinicar e ficar avermelhada com o uso da vitamina C. A tendência é que esse quadro melhore com o uso, mas se isso não acontecer, é preciso interromper o uso.
Existem, ainda, alguns relatos de piora de manchas e da acne com o uso da vitamina C, daí a importância de consultar o dermatologista antes de iniciar seu uso.
3 MARCAS DE VITAMINAS C PARA VOCÊ EXPERIMENTAR
C e Ferulic Sérum Antioxidante, Skinceuticals: a vitamina C preferida da Elisa Chanan
Alfa-Peeling e Photo-Age, Martiderm: a vitamina C é um dos ingredientes principais dessa marca espanhola especializada em antiage
The Ordinary: a marca canadense vem dando o que falar por suas fórmulas potentes com preços baixos. São 8 opções de vitamina C e derivados, que custam a partir de 7 dólares.
Photography DA & Istockphoto, Illustration ManOnFactory
0 Comments