4 maneiras de usar a música para acabar com a tristeza e o estresse
4 maneiras de usar a música para acabar com a tristeza e o estresse
Além de relaxar e nos transportar pra lugares e momentos, a música comprovadamente exercita o cérebro, ajudando a desenvolver nossa criatividade e até mesmo impedindo e tratando doenças neurológicas.
A musicoterapia vem sendo cada vez mais usada para reabilitar pacientes com dificuldades emocionais, motoras e cognitivas. A melhora é percebida porque algumas áreas corticais são acionadas enquanto a pessoa ouve música, fazendo com que sejam liberadas substâncias que causam bem-estar, como as endorfinas, a dopamina e o cortisol.
“Ela também ajuda na redução da pressão arterial e dos hormônios do estresse, no aumento da vitalidade, do dinamismo, e na reabilitação de doenças como o Alzheimer”, explica o psicólogo especializado em medicina integrativa Roberto Debski, de Santos (SP). Isso porque os componentes da música, principalmente o ritmo, ativam uma extensa rede de neurônios cerebrais.
“Na musicoterapia são utilizados instrumentos, objetos e aparelhos que ajudam o paciente a expressar com os sons o que tem dificuldade de expressar com palavras”, define a psicóloga especialista em neuropsicologia Fabiana de Laurentis Russo, de São Paulo. O objetivo não é transformar ninguém em músico, nem a ler partituras, mas usá-la como forma de expressão, sem a preocupação em harmonizar notas e nuances. Ou seja, você não precisa ter uma voz afinada nem saber tocar instrumentos para se sentir bem em uma sessão desse tipo de terapia.

Espante seus males
Mesmo que não queira procurar um musicoterapeuta, você pode usar os princípios da técnica para diminuir o estresse e ter uma injeção de ânimo instantânea. Siga essas dicas:
Respeite sua natureza: se ouvir música te ajuda a se concentrar no trabalho ou no estudo, faça bom proveito de um fone de ouvido. Se você prefere o silêncio, deixe a música para momentos de relaxamento.
Ouvir música antes de dormir pode ser uma ajuda e tanto para melhorar a qualidade do sono. Mas por mais que você goste de rock pesado, nesse momento é melhor escolher um som mais suave e tranquilo.
Da mesma forma, algumas músicas vão te ajudar a despertar melhor pela manhã e te dar uma energia extra para começar o dia.
Sinta como cada tipo de música age no seu organismo. Essa análise é pessoal e depende de prática. Feito isso, você pode criar playlists diferentes para cada necessidade: uma pra desestressar, outra pra combater a tristeza, outra pra ajudar na tomada de decisões, outra pra se exercitar.
Illustration & Photography Istockphoto, Animations ManOnFactory
0 Comments